Como fazer e manter um #Twitter chat

Se você passa tempo suficiente no Twitter, é bem provável que tenha visto aquele símbolo # e um nome junto, dos chats ou tópicos, do Twitter, como por exemplo,

Os Twitters Chats são encontros marcados de twitteiros, para conversar sobre qualquer assunto, usando o  símbolo # e um nome junto, para se manter atualizado sobre uma conversa, um tópico ou um grupo de assuntos relacionados.

Os assuntos são os mais variados, e você pode se manter atualizado sobre as conversas e ver as que estão ocorrendo, aqui na lista dos Twitter Chats disponíveis do Google.

Quem começa um Twitter chat, para um grupo específico de interesse, tem a chance de ter uma experiência valiosa e excitante.

Aqui vão dicas do que aprendi e como você pode iniciar seu próprio #chat no Twitter, e aprender muito sobre como manter uma conversa com sucesso.
.


1. Escolha o Tema e nome do Tag (#nome)

O primeiro passo é escolher o assunto. A não ser que queira competir com outros tópicos já existentes, escolha um assunto ainda inédito para criar o seu #chat (vale a pena ver a planilha do Google com os tópicos existentes no link acima lista dos Twitter Chats)

Além disso, procure e pesquise com outros twitteiros, em tópicos ou assuntos similares, ou relacionados ao seu assunto, para evitar de existir dois tópicos de chat ocorrendo ao mesmo tempo, o que pode enfraquecer seu twitter #chat.

A melhor maneira de encontrar os #tópicos mais utilizados que estão sendo utilizados, é com o  Twubs.

O Twubs é um site que contém as listas e os nomes de tópicos, listados por por populariedade e por categoria. Veja que o do CQC etsá entre os mais populares, abaixo

.


2. Defina uma data que ocorrerá o #chat

O período de tempo pode ser difícil de definir. Você nunca conseguirá agradar a todos, e o melhor a se fazer é escolher uma data que seja a mais apropriada à você, para haver dedicação de sua parte.

O nome de seu #chat deve ser o mais curto, claro e autoexplicativo possível.

Qualquer usuário que participar de seu chat deve usar sempre seu #nome_do_chat, em cada tweet, então quanto mais curto o tag, mais espaço sobra para a mensagem.

Vale a pena ir no Tweetchat.com, e fazer uma busca por assuntos!

Lá voce acha, por exemplo, que um tweet com #oonbrasil, será sobre o nosso #chat para 2010,

.


3. Defina o formato do Twitter #chat

Existem alguns formatos a serem escolhidos:

1. Assunto Específico, com questões relacionadas
Meu primeiro chat criado foi nesse formato, onde se define um assunto específico e único. Depois faz-se perguntas específicas e numeradas, dentro desse assunto. Cada questão dura em média 15min, e o chat menos de uma hora!
2. Assunto Diversos, com questões relacionadas
O mais longo chat, #journchat usa esse formato. Todas as perguntas são enviadas por participantes, e numeradas. Qualquer assunto vale, desde que relacionado ao Tema proposto de Jornalismo, Relações Públicas e Mídias Sociais.
3. Assunto Específico, livre
Assim é que funciona o chat sobre blogs #blogchat. Após definido o tema, a discussão começa e toma forma livremente.
4. Perguntas e Respostas (Q&A)
Nesse modelo, um convidado é recebido e responde a 20 perguntas, 20 questions, em 1h30min. Apesar do foco ser no convidado, muitos seguem esse tipo de chat e postam sua opinião também sobre as perguntas e respostas!
5. Livre e Aberto
Sem perguntas específicas, sem temas definidos, apenas reúna todos e deixem que twittem o que quiserem. Pode ser confuso, e temporário também, mas podem funcionar muito bem em um grupo de usuários com algo em comum entre eles.

.


4. Iniciando o Chat

Lançar seu twitter chat pode ser mais fácil ou difícil, dependenpo de sua comunidade de seguidores e grupos envolvidos.

Primeiro post no Twitter, divulgando seu chat em sua comunidade, blog, etc…com link à ele, e deixe todos saberem a hora exta que ocorrerá, e quando poderão se juntar a seu #chat.
É boa estratégia conseguir trazer alguns twitteiros “chave” para participar, trazendo mais atenção ao novo chat. E fique preparado para um lento e doloroso início: NADA ACONTECE!

Como todas as comunidades, a participação cresce com o tempo.

.


5. Dicas de como turbinar seu Twitter chat

Independente se seu chat é de negócios ou apenas pessoal, pode ter certeza que será uma experiência produtiva. É uma oportunidade de reunir pessoas em torno de uma discussão valiosa e rica em idéias.
Se for iniciar um #chat para negócios ou empresarial, o melhor é escolher um tema genérico relacionado à sua empresa, e ter sempre em mente que os twitters #chats são destinados à comunidade, não aos organizadores dele.

Se for muito propagandístico, seu chat não irá para frente.

.


6. Algumas dicas para seu #chat ser um sucesso:

Esteja aberto a novos formatos: de tão populares, alguns twitter chats tiveram que buscar novos ferramentas, como o #journchat, que teve que procurar um serviço de video streaming para suas discussões.

Esteja atento às constantes mudanças das necessidades de sua comunidade
Traga Convidados Especialistas: todo bom twitter chat, em algum momento, tem um convidado para ser moderador, ou um expert para responder algumas questões relacionadas ao tema.

Isso traz novos usuários e credibilidade a seu #chat
Expanda o #chat além do Twitter: um chat mensal de assessores de imprensa, o #PRStudChat criou um link para ele e um grupo relacionado à ele no LinkedIn.

Assim a comunidade do LinkedIn interessada no assunto tem acesso ao grupo do #PRStudChat.
Seja Multimedia: o topico semanal #DesignChat sobre design, divulga videos online de seus tweets, a cada encontro semanal. As perguntas podem ser respondidas no chat ou em video!

Alguns serviços de video como Tinychat e Ustream tem interface com o Twitter, sendo ferramnetas ideais para esses Twitter chats com vídeo!

Veja mais sobre Video no Twitter em nossa página inicial.

.


7. Divulgue seus participantes.

Chats “descolados” podem divulgar por email um resumo semanal do chat, mostrar quem forma participantes, escolher o de mais destaque, eleger os 5 melhores posts ou opiniões a respeito do tema, além de um resumo. Isso faz as pessoas se envolverem mais com o Twitter chat.

Continue firme!

Por sorte, os Twitter chats são essencialmentes virais. Assim, quando alguém participa, todos os tweets dele aparecem com seu #nome_do_chat, o que traz mais seguidores.

Enquanto mantiver seu chat organizado, e regularmente reeditado, o próprio chat irá trazer novos seguidores.

.

leia mais no Oon sobre o #

O que é, e para que serve o # no Twitter?

.

Quais os #Chats que você participa? Ou criou?
DEIXE SUA OPINIÃO, dúvidas, idéias ou sugestões
abaixo.


com adaptação livre de texto de David Spinks, in Mashable.com

2 opiniões

  • Paty
    December 27, 2009 | Permalink |

    to aprendendo por aqui, espero que continue assim! gostei muito d site. ja adcionei como favotritos*** vai ter coisas do facebook????

  • alinne
    April 22, 2010 | Permalink |

    twitter/@alinnepsic *__*

One Trackback

Deixe sua Opinião

Deixe seu comentário, ou trackback de seu site. Você pode seguir via RSS

Seu email nunca é divulgado. *Campos necessários