Sobre Twitters chatos e legais,….

Ana Clara Costa, jornalista, escreveu em seu blog A Midialista, e reproduzimos aqui um trecho..

… E hoje, precisamente, eu não tinha a intenção de postar. Mas enquanto me atualizava com os tweets dos amigos, me dei conta de algo.. e não consegui me calar.

Por que os profissionais da comunicação associam seus twitters essenciamente ao trabalho? Sendo mais clara: por que jornalistas fazem twitters com o background de seus veículos de comunicação e postam apenas coisas relacionadas aos temas que escrevem nos veículos? Por que publicitários associam o twitter a suas respectivas agências e não falam nada além de coisas relacionadas à publicidade, mídia, redes sociais, etc?

Obviamente isso não é uma regra.. há casos que escapam.. Mas está virando uma tradição.

Nem todo mundo está no twitter à trabalho.. nem todo mundo segue um jornalista no twitter para saber de notícias.. nem publicitários para saber só sobre mídia. Procura-se algo mais.. algo muito tênue que fez com que você adicionasse aquela pessoa ao seu “hall” de followings…

E poucos profissionais da área estão captando isso..

Um exemplo: se eu sigo o twitter do @portal_exame, é porque eu quero saber mais sobre notícias de negócios… Se eu sigo alguns de seus jornalistas, é porque gosto do que escrevem na revista e quero que me ofereçam um pouco deles… porque é justamente o fato de eles terem colocado um pouco deles no que escrevem que me fez ter vontade de segui-los no twitter.

Um exemplo de twitter que oferece esse “um pouco mais” é o da @criscorrea, editora da revista. Já o @KennedyAlencar simplesmente publica a programação de seu “É notícia” e posta links para as entrevistas que faz. Who cares? Se eu quiser ler as entrevistas, eu leio a folha! Não o twitter dele..

O Diogo Mainardi é o outro que só publica os links pra sua coluna.. assim como o Lauro Jardim (ambos Veja). O Lauro eu até entendo.. sua coluna é atualizada várias vezes ao dia… então ele pode se dar ao luxo de não ter conteúdo para o twitter. Já o Mainardi? Por favor… ele usa o twitter para apenas para divulgar sua coluna semanal.. Dá a impressão de que alguém falou pra ele “faça para vc ficar in..” e ele fez.. e pronto.

.

Publicitários…

Já entre os publicitários, o Marcello Serpa (AlmapBBDO) manda bem. Ele sabe dosar o que pega bem postar para o mercado e mescla com temas fora da publicidade…e até divagações sobre o tempo. O Sergio Valente (dm9ddb) tb acerta..

Já o Nizan Guanaes está meio deslumbrado com o twitter e quer mostrar que sabe usar, que tem um monte de coisa interessante pra dizer.. enfim.. aquela coisa, né. #Fail..

Tem também o Luca Cavalcanti, diretor de Marketing do Bradesco. Ele twitta pura e essencialmente as ações de Marketing do banco.. e retwitta quando alguém fala sobre as ações que ele twittou. É boring.. é desinteressante. Vc não quer ouvir do diretor do banco que o banco é bom.. Vc só vai acreditar que o banco é bom se o seu amigo/pai/filho/namorado tiver uma experiência boa com ele..

.

Quem entendeu essa mensagem bem foi a Eletrolux…

fizeram aquela ação @jantarsecreto no twitter e arrasaram! Acho que foi a F/Nazca que fez…

Não estou fazendo uma crítica aos twitters do mercado.. aliás, quem sou eu para isso? Mas é que me parece tão incômodo essa situação… Dá a impressão de que até no twitter eles querem te tratar como produto. como consumidor, como comprador de mídia/produto em potencial. E isso é patético.

.

RealWbonner…

O William Bonner me dá vergonha alheia em seu twitter, mas ele entendeu o espírito da coisa. Dizem que pode ser uma jogada da Globo para aumentar a audiência morta do JN, mas eu não acredito.. Lendo o que ele escreve eu tenho a impressão de que se trata de uma pessoa que ficou tanto tempo presa dentro de uma imagem de “boa noite”, que pela primeira vez tem a oportunidade de se expressar como realmente gostaria, sem estar na Caras…

E como diria o @realwbonner… Boa noite! Esgotei o tema…

.

Por Ana Clara Costa, publicado em amidialista.com.br
Siga a Ana em @anaclaracosta

.

.

Deixe sua Opinião

Deixe seu comentário, ou trackback de seu site. Você pode seguir via RSS

Seu email nunca é divulgado. *Campos necessários