9 Idéias para seu Blog ter mais Conteúdo

Se vc tem um blog, site ou escreve para algum blog, em algum momento de sua vida online deve ter se questionado: “Deu branco! Não sei sobre o que escrever”, ou mesmo, “Como faço para ter conteúdo novo três vezes por semana??”
Então, seguem algumas idéias e pensamentos a respeito de como manter seu “conteúdo de blog” sempre fresco e atualizado.
Além de economizar tempo, são dicas para estimular novas idéias de posts.
.

9 dicas para manter seu blog atualizado e interessante


.

1. Atualize constantemente

Se você já está postando por algum tempo, sabe que quando não atualiza seu blog por alguns dias, sua taxa de visitação despenca.

2. Procure e siga outros blogs

Monitore blogs similares, com mesmo foco que o seu, accompanhando-os (subscribe) por email ou feeds, com qualquer um de sua preferência. Assim fica informado o que seus competidores e outros especialistas no assunto de seu interesse estão falando. Não apenas com fonte de inspiração e novas idéias, mas com fonte de notícias em primeira mão.

3. Divulgue de outros blogs

Posts de outros blogs às vezes são bons pontos de começo, para novos posts, em seu blog. Vc pode, simplesmente, citar outro post, e colocar o link. Mas uma maneira mais estratégica de usar outros posts é criar uma opinião em relação ao post de outro autor, concordando, discordando ou acrescentando seu ponto de vista.
Ao entrar na discussão, e emitir sua opinião, seu blog fica mais interessante. Use bons posts de outros e se pergunte:

O QUE POSSO ACRESCENTAR À ESSE ASSUNTO?

A blogosfera adora controvérsias e pontos de vista diferentes. Assim voce apimenta um pouco mais o assunto, e encoraja seus leitores a interagir, responder, opinar…

.

4. Seja sua própria agência de Marketing

Anuncie você mesmo, seus produtos e serviços. Sempre que puder ter algo novo a ser divulgado, deixe seus leitores saberem disso.

Mas cuidado, não torne seu blog apenas isso, ou seus leitores ficarão entediados e fugirão!

.

5. Compartilhe Informação!

Divulgue e compartilhe informações, e dicas, que possam ser úteis a seus leitores. Faça de uma forma pessoal e abeta, de maneira que provoquem uma conversa, e não como um jornalista.

Os blogs servem para isso, criar tópicos de discussões. Pergunte a seus leitores as suas opiniões, e seus pontos de vista, e responda a eles.

.

6. Use a ferramenta das “categorias”

Primeiro, e muito importante, faça uma lista dos principais assuntos de seu blog, e  dos sub-tópicos de cada categoria.
Na maioria dos blogs, os assuntos “cabem” em 6 ou 7 categorias, ou tópicos principais. Dentro deles, tenha dois ou três niveis de sub-categorias.

Por exemplo, aqui no Oon temos Comunidades, e dentro dele temos: Facebook, Orkut, Blogs, WordPress,… Ou seja a categotia principal é Comunidades, e Facebook é um sub-tema dessa categoria.
Definidas as categorias, crie um simples calendario editorial, ou seja, um rodízio que alterne os assuntos de seus posts.

Isso força e ajuda você a não ser repetitivo ou esquecer de uma área de interesse. Por exemplo, cada segunda vc deve postar sobre um assunto (ou subtópico) X. E uma vez por semana postar sobre a categoria Y e Z.  Isso lhe dará foco sobre o que escrever cada semana, e cada mês.
E ainda o que precisa escrever, para o assunto não ficar “esquecido”.

.

7. Faça uma Pesquisa de Opinião

As pequisas de opinião são uma grande ferramenta para alavancar leitores e incentivar o “compartilhamento” com amigos.

Crie a pesquisa na barra lateral de seu blog, e incentive seus leitores a votar, qualquer que seja a pergunta.
Depois, utilize o retorno da pesquisa, e suas respostas, para criar follow-ups, criar novos posts, artigos, etc… ou mesmo um post com os resultados.

.

8. Utilize as comunidades do Twitter, Facebook, Orkut

Faça perguntas e adicione links, e sugestões, no seu Twitter ou Facebook, para criar tráfico e receber respostas.

.

9. Seja verdadeiro

A coisa mais importante, é ser transparente, verdadeiro. Os blogs surgiram como uma nova feramenta de mídia, e o que os caracteriza é a independência de grandes grupos, de mídia, grupos empresariais ou políticos.

Até existem os blogs que não são assim, mas se você quer ter seu blog, e que seja respeitado, seja transparente, verdadeiro, divulgue informações reais, e espere, pois gradativamente aqueles interessados, na área de seu blog, virão para lê-lo.

.

.

One Comment

  • January 31, 2011 | Permalink |

    Olá estava procurando sobre como colocar postagens interessantes em meu blog e achei as dicas á cima e gostei mesmo , vão me ajudar bastante .

Deixe sua Opinião

Deixe seu comentário, ou trackback de seu site. Você pode seguir via RSS

Seu email nunca é divulgado. *Campos necessários