Como ter seu canal de vídeos no Youtube

Existem diversos sites que você pode usar como ferramenta para divulgar e turbinar sua marca pessoal, na Internet.

Mas poucos oferecem, ao mesmo tempo, o alcance e a credibilidade, necessários para causar grande impacto, como o Youtube.

Aqui no Oon mostraremos, em detalhados guias, como criar e desenvolver seu marketing pessoal no Facebook, Twitter e LinkedIn. Hoje falaremos do Youtube, maior site de compartilhamento de vídeos do mundo.

YouTube


O Youtube tem mais de 120 milhões de usuários, apenas nos EUA. Só para se ter uma idéia, ele é usado pelo presidente Obama, veja aqui, por universidades, por empresas e celebridades, como meio de informação e divulgação de conteúdo, seja pessoal, empresarial, de organizações políticas ou não governamentais.

Além dessa popularidade toda, o Youtube utiliza a ferramenta mais poderosa de marketing, hoje em dia: o vídeo.

Umas das razões porque o vídeo é tão poderoso, em fazer marketing pessoal na rede, é porque seus espectadores ficarão com a impressão de já te conhecer, antes mesmo do vídeo terminar! Com ele, pode-se ter uma idéia, de qualquer pessoa, baseada em sua voz, expressões faciais e movimentos corporais. Além de mostrar as qualidades de seu produto, como utilizar, etc, etc,…

O vídeo pode transmitir seus esforços de marketing como nenhum outro meio na web, e os canais de vídeo do Youtube, podem se tornar uma importante ferramenta para o desenvolvimento de sua marca na rede mundial.

.

1. Defina seu Perfil, ou sua Marca


Para criar e divulgar sua marca no YouTube, você tem que decidir qual é seu perfil, ou posição que te “descreva melhor”.

Se já tem uma marca associada à você, como por exemplo “especialista em investimentos” ou “designer de games on-line”, então você deve carregar esse perfil ao seu canal do YouTube, para fortalecer sua identidade na Internet.

.

2. Canais de Vídeo do Youtube, ou “YouTube channels”


Canais de empresas ou organizações devem ter o logotipo, ou nome da empresa.

Canais no YouTube que tem diversos colaboradores (rostos diferentes), devem ter de nome ou um Tema ou uma Empresa.

Canais do YouTube que tem uma só pessoa, devem ter o nome dessa pessoa! Essa regra é muito importante de ser observada, pois uma vez escolhido o nome do Canal, não se pode mudar depois.
.

Defina o nome do Channel

Dependendo de usa estratégia de marketing, você deve nomear seu canal com seu nome próprio, nome de sua empresa, ou um nome “exclusivo” que defina seu YouTube channel.

Por exemplo, se quiser se definir como um especialista na sua área, em qualquer assunto, melhor usar seu próprio nome como canal. Assim, o endereço de seu canal, após se inscrever no YouTube será: www.youtube.com/user/seu nome. Aqui na Oon, nosso canal no Youtube é:

www.youtube.com/user/oonmag
.

Criando sua conta de canal

Já logado em sua conta do youtube, veja a tela My Account / Overview , e clique “Edit Channel“, veja abaixo:

.

3. Setup do seu Perfil


Preencher seu perfil no youtube é importante, porque permitirá que você seja localizado em um ambiente onde milhões de usuários estão competindo por atenção.

Além disso, pode configurar seu próprio avatar, com sua foto, tela de seu último vídeo ou logotipo de sua empresa; e finalmente, colocar o endereço da web que melhor representa você, como seu site, seu blog, ou sua empresa, ou ainda seu perfil no LinkedIn.

Tipo de Conta: muitos não sabem, mas  existem tipos diferentes de contas no YouTube, e que você pode escolher a que melhor define seu canal. Se você é um especialista em algum assunto, recomendo o conta tipo: “Guru”, pois permite o uso de um logo específico e listar seu link. Veja aqui em  Guru Type.

Customize seu canal: Faça seu login e selecione, no seu canal, no alto à direita “Switch to Player Mode” (Mude para Modo Usuário). O layout de sua página será mudado, e os visitantes verão seus últimos videos na barra lateral.

Título e Palavras chaves (tags): escolha “Edit Channel”, depois vá em  “Settings” e nomeio seu canal, como quiser. Escolha as melhores tags (palavras chaves) que definam seu vídeo, como “marketing” e “design de jogos”, etc… e coloque seu nome também, pois é através das “tags” que as pessoas chegarão ao seus vídeos enquanto usam a busca do youtube

Temas e Cores: selecione “Themes and Colors” e definas as cores que combinem com seu site, sua empresa, ou gosto pessoal, e escolha o tipo de letra. Se quiser personalizar o fundo de seu YouTube, faça upload da imagem escolhida. Ainda existem websites que oferecem telas de YouTube prontas.

Módulos: vá para “Modules” e cheque todas as opções (em inglês), pois é aí que se configura os comentários, atividades recentes e amigos; todos esses itens são importantes para se construir uma comunidade ao redor de seu canal no YouTube.
Vídeos mais recentes Configure em “Edit” e depois em “Featured Video,” selecionando “Use the Most Recent / Mostrar o mais recente”. Assim, sua página do youtube sempre mostrará seu último vídeo, automaticamente.

Acabado de configurar seu perfil, sua audiência e futuros espectadores terão acesso, em seu canal de vídeos, à um visual personalizado tanto em conteúdo, cores e design., de acordo com seu perfil.
Resta agora preparar e desenvolver vídeos que coloquem a sua marca em destaque, e divulgue seu negócio.

.

4. Criando Vídeos


Conteúdo é a moeda de maior valor na net, e no YouTube a única maneira de ser um sucesso, é ter conteúdo que vale a pena ser divulgado.
Tipicamente, os vídeos de mais sucesso são ou muito engraçado ou extremamente interessante. Alguns exemplos: GamesTruques com canetas. O vídeo, emquanto ferramenta, não é para todos, e nem todos que estão na web precisam deles…

Equipamento básico: recomendo uma web-cam de marca como Logitech  ou uma mais profissonal
Conteúdo: A melhor parte é tentar fazer seus próprios videos, pois se não gostar do resultado, você pode facilmente apagá-lo ou editar diversas tomadas distintas. Ou seja, grave diversas vezes um mesmo vídeo, e edite as melhores partes de cada tomada.
Faça vídeos que tenham o mesmo tema do seu canal do YouTube. Coloque o título, descrição e tags para cada um deles. Garanta que cada vídeo tenha um link para seu site, ou seu blog, na descrição. Assim, quem o assistir no youtube terá como visitar seu site.
Quando tiver de 4 a 6 vídeos, é a hora de começar a promover seu canal de vídeos no Youtube.

.

5. Divulgue seus vídeos


O passo mais importante agora é divulgar. A divulgação deve se iniciar pela sua rede de amigos e contatos. Diversas rede sociais, como Blogs, Twitter, Facebook e Orkut devem ser utilizados, com links a seus vídeos.
Veja a lista:

.

Facebook:

Use esse aplicativo para Facebook YouTube Video Box Application para adicionar automaticamente, à sua conta no Facebook, seus vídeos. Essa é uma ótima ferramenta para distribuir seus vídeos sem esforço.

Autoshare (Auto divulgação) para Facebook, Twitter e Google Reader:

Na sua conta do YouTube, clique em  “Sharing” para distribuir suas atualizações (como os vídeos mais recentes) no FaceBook, Twitter ou Google Reader. Nesse menu você seleciona quais desses canais quer utilizar, pois às vezes suas contas do Twitter e Facebook podem ter perfis de seguidores diferentes, como, por exemplo, pessoal e profissional.

Blog

Novamente, em sua conta do YouTube, clique “Setting”e depois  “Blog Setup” para linkar seu blog ao canal do Youtube. Pode ser WordPress.com/org, TypePad, Blogger, etc. Essa ferramatapermite postar seus vídeos no blog com alguns clicques.

Embed seus Vídeos

Se seu blog, ou site estiver hospedado em servidor particular, você deve incorporar seus vídeos diretamente do youtube, neles. As opções vão desde cor e espessura da borda, tamanhos de tela, e cores.

.

6. Link onde puder

Quanto mais links para seu canal de vídeos no youtube, maior a resposta quando buscado por palavra chave, tanto no YouTube quanto no Google.
E mais links pode significar mais tráfico. Se quiser turbinar seu canal de vídeos no Youtube, link com seu site, seu blog, seu curriculum na web, assimatura de email, apresentações, ou seja, onde puder.

.

7. Concluindo…


O YouTube é um dos sites do mundo com maior número de acessos, e ótimo local para você iniciar com vídeo sharing, ou seja, compartilhamento de vídeos online.

Os canais de vídeo do Youtube são uma ferramenta importante para o desenvolvimento e divulgação de sua marca, de sua pessoa ou sua empresa.

O mais importante, dessas dicas, é permitir você potencializar a apresentação de seus vídeos online, e divulgá-los para sua rede de contatos.

.

O que achou das dicas para seu Youtube? Tem idéias ou vídeos já feitos?
DEIXE SUA OPINIÃO, dúvidas, idéias ou sugestões
abaixo.
.

3 opiniões

  • elisangela
    April 30, 2010 | Permalink |

    quero assistir videos do youtube e nao posso assistir por que? me ajudem

  • elisangela
    April 30, 2010 | Permalink |

    ola gostaria de saber o q fazer poi nao tenho acesso a nenhum video de youtube gostaria q me ajudassem por favor pois nao consigo ver nenhum video tem q ter algum programa no pc? qual?

  • admin
    April 30, 2010 | Permalink |

    Oi Eliss, o Youtube não precisa de baixar programa nenhum!
    Basta acessar http://www.youtube.com
    vc deve checar tres coisas:
    1. o endereço certo: http://www.youtube.com
    2. se existe algum programa (de sua rede de internet) que impede o acesso a alguns sites, como orkut e youtube.
    3. se seu computador tem placa de vídeo compatível, que a maioria dos computadores hj em dia possuem.
    até mais!

Deixe sua Opinião

Deixe seu comentário, ou trackback de seu site. Você pode seguir via RSS

Seu email nunca é divulgado. *Campos necessários